Hoje eu vou dar dicas bem básicas, bem básicas mesmo para quem ainda não sabe cozinhar. Portanto se você já sabe vai achar as dicas básicas demais, mas se você é expert na cozinha deixe suas dicas abaixo serão de grande utilidade. Ok? ;)
Refogar
O alimento cozinha com pouca gordura, em temperatura alta e é mexido durante todo o tempo. Aqui no Brasil é muito usado refogar a cebola picadinha e o alho amassado para muitas receitas.
Receita básica de arroz
- Coloque água para ferver.
- Lave o arroz em um escorredor próprio ou em uma peneira, deixe escorrer.
- Refogue meia cebola e dois dentes de alho em uma colher de óleo (eu uso apenas alho, com porção dobrada).
- Antes de o tempero dourar coloque o arroz e mexa com muita delicadeza por um minutinho (digo com delicadeza, pois se o grão quebrar o arroz fica papa).
- Coloque a água fervente até cobrir o arroz e ficar um dedinho acima.
- Adicione sal (geralmente meia colher de café).
- Deixe cozinhar no fogo médio até o grão ficar macio, se for necessário adicione um pouco de água aos poucos. Mantenha a tampa semi-aberta.
- Com uma faca, faça um pequeno espacinho no meio da panela e veja se a água já secou.
- Pronto! Agora é só esperar esfriar um pouquinho antes de servir.
Receita básica de feijão
- Escolha (vá separando o feijão bom das pedrinhas e dos feijões estranhos).
- Lave o feijão bem lavado com o auxilio de uma peneira (lavar só com água).
- Coloque o feijão em uma bacia, cubra com água e deixe de molho (se deixar de um dia para o outro é melhor, se não for possível, deixe o tempo que poder).
- Jogue na pia metade da água usada no molho e deixe a outra metade.
- Coloque na panela de pressão, cubra o feijão com água até uns três dedos acima, não ultrapasse a marca onde fica o parafuso da panela.
- Cozinhe por uns 40 minutos na pressão. Cuidado ao abrir a panela, o melhor é deixar a pressão sair naturalmente.
- Se o feijão não estiver cozido e tiver pouca água, coloque mais água e volte para o fogo na pressão.
- Depois de cozido, você pode escolher se vai temperar tudo de uma vez ou não. Se for congelar o feijão, aconselho temperar quando for descongelar.
- Refogue os temperos em uma panela a parte (uma colher de óleo, meia cebola picada e dois alhos).
- Deixe a panela com a tampa aberta, adicione o tempero já refogado, e termine de cozinhar em fogo baixo até o caldo engrossar. Adicione sal a gosto (geralmente meia colher de café).
Dicas
- O feijão pode ser incrementado com linguiça ou bacon frito na hora de cozinhar (não vá exagerar é muito calórico). Cozinhar com umas folhinhas de louro também cai bem.
- Há quem goste de adicionar algum tempero pronto (caldo knor, sazon e etc), eu não gosto, mas fica a dica para quem quiser tentar.
- Sempre que for comprar o feijão carioca, escolha o mais clarinho, pois está mais novinho e ficará mais gostoso. Nem sempre o mais caro é o melhor e mais novinho.
Por hoje é só... Você gostaria de aprender alguma receita ou dica na cozinha? Deixe sua sugestão nos comentários a baixo.
Beijos e até a próxima